Qual o significado dos Planetas no Mapa Astral?

Talvez o pilar mais importante do Mapa Astral, os Planetas, porque cada um carrega uma essência muito pura e condensada, que no nosso mapa é mostrado em qual área da vida essa energia se manifesta primordialmente.

Em outras palavras, se você deseja entender sobre seus relacionamentos, sobre sua família, sobre seu trabalho, suas ferramentas, habilidades e desafios na vida, é para os Planetas que você vai olhar.

Por isso, esse post é dedicado à fazer uma pequena introdução ao significado dos Planetas no Mapa Astral, para que o estudante possa se guiar na interpretação do mapa para um melhor entendimento da vida como um todo.

 

SOL

Sim, nós sabemos que não é um planeta, o termo Planetas é usado só por convenção, pra facilitar, de qualquer forma, o Sol e a Lua também são chamados de Luminares.

Esclarecido isso, responde aí pra mim: qual o seu Signo?

Certamente você respondeu o Signo que seu Sol se encontra. Quer dizer, percebe a importância que esse astro tem?

O Astro Rei, a estrela do espetáculo. O Sol representa a própria essência primordial, o doador de vida.

Vamos pensar no Sol do nosso sistema solar. Ele é o centro que faz com que todos os outros girem ao seu redor. Ele brilha e emana calor, é grande e majestoso.

Percebe que o Sol tem um caráter de muita importância no ‘sistema solar’ (por motivos óbvios rs)? Não é diferente no nosso mapa astral.

A Casa, a área que se encontra o Sol vai ser uma área de destaque para aquele indivíduo. Uma área considerada importante e onde o indivíduo tende à desenvolver sua essência e se tornar mais consciente de si mesmo a partir do contato com aqueles assuntos.

Nessa área da vida nós também podemos nos colocar como líderes ou centralizadores de atenção, já que o Sol busca se destacar, nós também buscaremos.

Os assuntos da Casa onde o Sol se encontra, definitivamente, não passarão despercebidos e eles carregarão as características desse astro.

Por isso, atente-se em suas palavras-chaves:

Brilho, reconhecimento, liderança, criatividade, essência, importância, centro, generosidade, ego, egocentrismo, autonomia, grandeza, consciência, clareza, energia vital.

 

LUA

Enquanto o Sol tem natureza centralizadora, a Lua por sua vez tem natureza ‘orbitante’.

O Sol tem natureza masculina, a Lua tem natureza feminina, acolhedora, sensível.

“O Sol é seu pai… a Lua é sua mãe…” – já dizia aquela música de Jorge Ben Jor, Hermes Trismegisto e Sua Celeste Tábua de Esmeralda.

Podemos aplicar muitos conceitos aqui sobre o Sol e a Lua que se encaixariam perfeitamente em seus significados também astrológicos, uma vez que a Astrologia é um reflexo da natureza.

Então, como fizemos com o Sol, vamos pensar na Lua… o que você percebe da Lua? Como você vê seus movimentos e influências?

Sabemos que ela mexe com as marés, ok… Podemos interpretar então que a Lua também mexe com as nossas marés internas, nossa “Água” – e para o elemento Água nós associamos as emoções, logo, a Lua tem relação direta com as nossas emoções e sentimentos…

Assim como com os nossos desejos mais inconscientes. Nossos hábitos formados à partir de uma memória que veio sendo alimentada desde a infância.

A Lua representa nossa mãe, nossa família e nossa relação com eles. E essa relação com o “berço” e a infância influencia nosso senso de pertencimento por toda a vida, e por isso entender a Lua e, principalmente, os aspectos que ela faz com outros planetas é fundamental para nos entendermos, entendermos nossas reações, hábitos e o que nos afeta.

E mais um ponto importante sobre a Lua: ela é de fases.

Onde temos a Lua no mapa, indica um local que pode estar sempre vivendo fases, passando por lua nova, crescente, cheia e minguante… Quer dizer, podemos passar por alguns altos e baixos, flutuações nessa área da vida.

Palavras-chaves da Lua:

Acolhimento, pertencimento, emoções, hábitos, fases, flutuações, reações, inconsciente, feminino, infância, maternidade, gestação, memória, sensibilidade, família, lar.

 

MERCÚRIO

Depois de papai e mamãe, quem vem? A criança.

Aqui vamos entender aquela criança alegre, espevitada, brincalhona, c u r i o s a.

Aquela que quer saber de tudo e faz 2 mil perguntas por dia.

Mercúrio rege nossos processos mentais, nossa fala e comunicação.

O processo de Mercúrio é muito lógico, então aqui a gente deixa um pouco de lado a emoção.

Por isso, onde temos Mercúrio no mapa astral, aponta para um lugar onde nossa atenção e curiosidade se interessam, mas podemos levar esses assuntos sempre de uma forma mais lógica e mental, buscando entender à partir da mente e da troca de ideias.

São assuntos dos quais gostamos de falar e estudar, mas tem um porém, Mercúrio não é um planeta “especialista”, ele tende a ser mais superficial porque se interessa por muitas coisas, por isso podemos saber sobre vários assuntos relacionadas àquela Casa em que ele se encontra, mas não necessariamente ser um especialista naquilo (obviamente há exceções).

Por isso, Mercúrio também pode falar sobre mudanças, porque ele gosta de se movimentar e nunca está parado.

Palavras-chaves de Mercúrio:

Mente, raciocínio, fala, pensamento lógico, aprendizado, comunicação, curiosidade, movimento, flexibilidade, ideias, superficialidade, estudos, escrita, troca.

 

VÊNUS

A famosa Afrodite, a Deusa da beleza e do relacionamento.

Mas pera lá, é muito raso a gente pensar que Vênus só fala de beleza e relacionamento, concorda?

Vamos entender o que tem por trás dessa ideia…

Vênus é o planeta que fala de harmonia, união e valores. E essas talvez sejam as palavras-chaves mais importantes desse planeta porque ditam o tom de toda a sua atmosfera.

Veja, a simetria, a geometria sagrada, essa harmonia de linhas e formas despertam no ser humano uma sensação gostosa. Nós gostamos de formas ‘harmônicas’ e ‘equilibradas’ e chamamos isso de belo.

Pois essa harmonia se espalha pra todos os lados e em todos os planos: mental, material, emocional, espiritual…

Vênus trata de tudo aquilo que nós gostamos e valorizamos. Seja uma boa educação, uma fala doce, sons harmônicos que se transformam em música e poesia, seja um corpo atraente em suas formas, seja emanando emoções de tranquilidade e paz.

E assim, quanto mais valorizamos as qualidades não só de fora, mas de dentro, não só a beleza que está fora, mas a interior, mais atraentes nos tornamos e consequentemente mais relacionamentos atraímos.

Aí entra os valores de Vênus. Valores internos bem definidos nos permite entrar em um relacionamento mais justo para ambas as partes, seja amoroso ou não, e nos permite inclusive entender qual o valor $ do nosso trabalho, porque aliás, esses valores representam tanto os intrínsecos quanto os materiais, dinheiro de fato.

Vênus atrai pela força da união que lhe opera.

E a Casa em que temos Vênus no mapa pode indicar que aqueles assuntos são tratados de forma muito harmônica, ou pelo menos há essa busca de equilíbrio, harmonia e tranquilidade. Nessa área da vida sentimos prazer, valorizamos, vemos beleza, buscamos pela união.

É também um lugar onde podemos entender melhor o que valorizamos e pelo que nos atraímos e em consequência disso, entender o que valorizamos em um relacionamento.

Como tudo tem um porém e seu lado sombra, o excesso de passividade de Vênus pode trazer preguiça e autoindulgência. Vênus não gosta de nada que é feio e por isso tende a ignorar ou esconder as “feiuras”.

Palavras-chaves de Vênus:

Valores, harmonia, amorosidade, passividade, beleza, equilíbrio, atração, dinheiro, relacionamento, preguiça, prazer, simetria, jovialidade, tranquilidade, união, paz, amor.

 

MARTE

Enquanto Vênus é tranquilidade, paz e atração, temos para compensar, Marte, o planeta da proatividade, da energia, do ânimo, coragem e impetuosidade.

Vênus é a jovem donzela, Marte é o jovem guerreiro cheio de energia e disposição. Vênus atrai, Marte conquista.

Na própria mitologia, esses dois formam um casal. Afrodite e Ares, os dois amantes. A química e a atração entre os dois é enorme, só que as consequências dessa união são um pouco desastrosas, mas deixa essa história pra outro dia.

No nosso mapa, Marte indica onde e pra quais assuntos temos energia e iniciativa.

E é nessa área da vida que podemos encontrar alguns conflitos, seja porque tendemos à energia do próprio confronto sem razão de Marte, seja porque lutamos por determinado assunto, ou mesmo porque nessa área da vida podemos ser muito egoístas e inclinados à comportamentos de autoafirmação que entrem em conflito com o outro.

Marte em uma Casa nos indica pra onde nossa energia pode estar indo, assim como pode apontar quais assuntos que podem nos preencher de energia.

E onde buscamos e aprendemos a nos autoafirmar a partir da conquista dos nossos desejos. Por vezes sempre em um movimento de iniciar algo novo.

Palavras-chaves de Marte:

Coragem, energia, conflito, disposição, confronto, desejos, autoafirmação, egoísmo, conquista, ânimo, proatividade, impetuosidade, impaciência, iniciativa, raiva, paixão, tesão.

 

JÚPITER

Até Marte nós tivemos astros que estavam ligados à aspectos muito pessoais do indivíduo, como sua essência, emoções, comunicação, relações, autoafirmação…

Com Júpiter abrimos para outro campo, o campo do social, algo para além do indivíduo.

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, e como já vimos, a relação que eles têm com os significados astrológicos é equivalente.

Onde temos Júpiter no nosso mapa existe a possibilidade de crescimento, assim como pode ser onde exageramos, porque onde temos Júpiter, temos abundância.

Mas não só de grandeza fala Júpiter. Ele também é o planeta que, por conta da sua gravidade, protege os outros planetas, como a Terra, de asteroides por exemplo.

Quer dizer, Júpiter também indica proteção, divina providência, sorte, benevolência, e todas essas características podem ser encontradas na Casa em que Júpiter se encontra.

Júpiter é o padrinho que nos presenteia, o anjo da guarda que nos protege, o professor que nos guia, o mestre que nos inspira.

Esse planeta busca algo além e por isso está ligado com os viajantes e os filósofos que estão sempre em busca de ver o mundo por um prisma mais amplo e elevado.

Palavras-chaves de Júpiter:

Grandeza, sorte, benevolência, crescimento, expansão, anjo da guarda, proteção, filosofia, abundância, exageros, excessos, viajantes, guias, professores, mestres, inspiração.

 

SATURNO

Ah! O tão temido Saturno.

É certo que esse não é o planeta mais fácil de todos, mas não é o pior, vai por mim.

Depois de Júpiter onde encontramos crescimento e abundância, nos deparamos com algo totalmente diferente… Saturno é a escassez e a falta.

Ao olharmos para o céu, podemos ver alguns planetas, não todos, e é Saturno aquele quem delimita o que é observável e o que não é mais. Saturno é o último planeta que pode ser visto à olho nu. Aliás, ele também é mega famoso pelos seus anéis, não é mesmo?

Perceba, Saturno então representa os limites e os compromissos. Também cresci ouvindo do meu pai duas palavras muito Saturninas: deveres e obrigações.

Saturno é responsável por colocar a casa em ordem, e essa não é uma tarefa fácil, o que lhe exige ser frio e calculista.

Outra característica fortíssima desse astro é a ligação com as coisas materiais, com o tempo e o espaço. Saturno é a “realidade”.

E sabemos que no plano material as coisas tem seu tempo, que nada acontece da noite para o dia, como é possível acontecer no plano mental. A matéria é mais densa, pesada, arrastada, demorada.

E é por isso que onde temos Saturno no mapa, podemos encontrar ali um lugar que somos desafiados a ter paciência, a lidar com os desafios do plano material e do tempo.

Sendo assim, Saturno é o “deus do karma”, o responsável pela colheita do que foi plantado.

Se você plantou, regou, cuidou e trabalhou dando o seu melhor com paciência, disciplina e presença, pode ter certeza que você será recompensado por esse astro.

Onde temos Saturno no mapa é um lugar de grande desafio? Sim. Mas é o lugar que tem o maior potencial para a masterização desses assuntos, porque trabalhamos duro pra conquistar.

E quando conquistamos, isso é nosso pra sempre.

Palavras-chaves de Saturno:

Disciplina, tempo, paciência, missão, deveres, obrigações, escassez, secura, frieza, matéria, inflexibilidade, colheita, seriedade, limites, ordem, estrutura, base, solidez, maturidade.

 

URANO

As características dos planetas são distribuídas como em uma dança… Ora pra lá, ora pra cá.

Assim como Júpiter tem um significado totalmente oposto à Saturno, Urano também tem, mas de uma forma diferente.

Júpiter é a expanção, Saturno a contração. E enquanto Saturno é o velho e o antigo, Urano é o novo e o disruptivo.

Saturno prefere manter as coisas como estão, Urano quer mudar e talvez à qualquer custo.

Urano é o planeta da contradição, uma vez que prega a liberdade e a individualidade, mas por esse mesmo motivo pode tornar-se um tirano, pois só faz o que quer fazer e que os outros o sigam ou melhor sair da frente.

Mas Urano é magnético, como a eletricidade, e atrai para si muitos iguais. Urano é a multidão de indivíduos que são iguais exatamente pela sua diferença, por isso é o planeta das tribos.

E das revoluções! Urano é a própria revolução francesa em sua frase “liberdade, igualdade e fraternidade”.

No nosso mapa Urano nos indica em que local desejamos ter maior liberdade, onde buscamos trabalhar de forma fraterna, onde temos um potencial inovador, onde fazemos as coisas de uma forma diferente e não convencional.

É onde também podemos viver grandes mudanças, reviravoltas, surpresas, rompimentos e desapegos.

Com Urano tudo acontece de uma forma muito rápida, como um raio, como um insight. Não podemos controlar porque está além do nosso querer, são as mudanças causadas pela própria vida que nos provoca e instiga a atualização.

Palavras-chaves de Urano:

Novidade, tecnologia, inovação, velocidade, rompimentos, contradição, individualidade, autonomia, rebeldia, diferença, liberdade, mudanças, insight, desapego, surpresa, reviravolta, excentricidade, fraternidade, igualdade.

 

NETUNO

Eu costumo dizer que Saturno é um planeta tão denso e sólido que precisa de vários outros planetas para o contrapor. Como Júpiter, Urano e Netuno também.

Dessa vez Netuno contrapõe no sentido da matéria. Enquanto Saturno, como vimos, trata das coisas reais e materiais, Netuno está na ponta oposta, regendo o plano imaterial, a fantasia, os sonhos, a intuição.

Eu gosto de representar Netuno como o deus que ele é: o deus das águas, Poseidon.

Vamos pensar no oceano. Uma imensidão de água que recebe, sem sequer perceber e de braços abertos, todas as águas que vem dos rios e dos mares.

E é nessa imensidão que existe uma quantidade de vida tão abundante e incrível quanto assustadora. Aliás, boa parte é um mistério que nós sequer conhecemos.

Quando olhamos debaixo d’água, enxergamos turvo e qualquer peixe pode parecer um tubarão dependendo do nosso estado emocional.

Onde temos Netuno no mapa podemos encontrar uma quantidade de criatividade gigantesca, criatividade essa que pode ir tanto para o lado fantástico e mágico quanto tenebroso.

E também por conta disso, devemos estar atentos à Netuno pra saber distinguir o que é paranoia e o que é intuição, uma vez que esse planeta é extremamente voltado tanto para a espiritualidade quanto para os distúrbios.

Isso porque Netuno é talvez o planeta mais sensível de todos. Lembra que ele é o oceano que recebe todas as águas sem perceber? Pois qualquer coisa o adentra.

E mais uma vez contrapondo Saturno que fala de limites, Netuno os dissolve, não existe limites no campo de Netuno. Ou haveria limites para as fantasias, a criatividade ou os sonhos?

Netuno em uma Casa pode indicar um lugar onde podemos nos sentir perdidos porque estamos no meio de uma imensidão. É onde muitos segredos estão guardados, onde nos sentimos mais sensíveis e afetados.

É a área da vida que precisamos ter ainda mais paciência que Saturno, porque estamos em constante incerteza e confusão, mas é o lugar com o maior potencial criativo.

Palavras-chaves de Netuno:

Imaterial, sonhos, intuição, espiritualidade, paranoia, confusão, sonhos, criatividade, inspiração, fantasia, sensibilidade, simbiose, incerteza, dissolução, mistério, segredos.

 

PLUTÃO

Era planeta, hoje não é mais, amanhã não se sabe. Se tratando de Plutão é provável que um dia volte a ser.

Plutão é a fênix que morre e renasce mais forte, mais bela, mais sábia.

Mas existe um preço por essa morte e renascimento. Não é fácil “morrer”, deixar ir, chegar ao limite.

Uma curiosidade sobre a órbita de Plutão no sistema solar é que ela é chamada pelos astrônomos de uma “órbita excêntrica”. Isso porque ela chega nos extremos ultrapassando todos os limites.

E não seria diferente em nosso mapa astral. Plutão vai indicar situações vividas de formas muitos extremas, intensas, que ultrapassam limites.

É onde vivemos o tudo e o nada. A destruição e a reconstrução.

Uma outra curiosidade sobre Plutão é que ele foi descoberto “entre guerras”, e da mesma forma que as características dos planetas tem relação astrológica, também a forma como foram descobertos. Netuno, por exemplo, foi descoberto no mesmo ano que a anestesia.

O que está em cima é como o que está embaixo, já dizia Hermes no segundo princípio universal.

Quer dizer, Plutão está relacionado com as guerras e tudo o que tem relação com isso. A destruição em massa, a covardia, o poder, o desenvolvimento tecnológico e social que vem após esse momento de grande crise. Tudo isso é Plutão.

Eu também gosto de relacionar Plutão com os psicólogos/psicanalistas. Perceba, eles se mantém impenetráveis e sob um véu de grande mistério enquanto cavam em busca dos segredos mais bem guardados e obscuros dos seus pacientes, encontrando suas dores e seus pontos fracos, trazendo à tona para serem depurados e curados, e ainda assim, permanecem impenetráveis.

A Casa onde temos Plutão é onde podemos viver grandes altos e baixos, crises, mortes e renascimentos simbólicos. É onde devemos encarar de frente nossos maiores medos e obsessões, aprendendo a soltar e desapegar do controle.

Ou pelo menos dessa falsa ideia de que controlamos alguma coisa, porque é exatamente isso que Plutão vem pra nos ensinar: há poucas coisas que podemos controlar, e olhe lá se realmente podemos.

Palavras-chaves de Plutão:

Extremos, morte, renascimento, controle, poder, manipulação, destruição, reconstrução, regeneração, crises, cura, obsessões, compulsões, intensidade, domínio, tudo ou nada.

 

Ufa! Espero ter esclarecido um pouco sobre o significado dos Planetas no Mapa Astral!

 

Se voce quiser aprender mais sobre cada um dos Planetas, Signos, Casas e Aspectos, o Guia Astrológico Fundamental pode ser muito útil para seus estudos, principalmente se você for iniciante e não souber por onde começar! É só clicar aqui pra saber mais sem compromisso.

 

Nos vemos na próxima!

Abraço de canceriana 🙂


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

a autora

Shayana Cristina

Eterna estudante e Professora de Astrologia.

Oi, eu sou a Shay!

Meu sonho é que a Astrologia seja respeitada e reconhecida pelos motivos certos, por isso desenvolvo meu trabalho de forma que eu possa trazer mais profundidade e clareza para os estudantes, os aspirantes, os curiosos e os colegas de vocação astrológica (: